terça-feira, 30 de dezembro de 2008

REFORMA ORTOGRÁFICA...

TREM AZUL postou:
auê na reformaortográfica




Se os portugueses resolverem seguir os gramáticos retrógados, problema deles. Eles são dez é nós brasileiros somos 200 milhões. Palavras do presidente da Academia Brasileira de Letras, sobre a quizumba que vem se formando em torno da reforma ortográfica da língua portuguesa.Antes de tudo é bom lembrar que as mudanças, que entram em vigor dia primeiro de janeiro, são na forma da escrita e não no jeito de se expressar.
Por exemplo, os brasileiros continuarão dizendo que o fulano está esperando o ônibus na fila. E os portugueses que o fulano está a esperar o auto-carro na bicha. Se é para facilitar a compreensão, como vemos, estamos longe de solucionar o problema do vocabulário, do sentido das palavras. Trata-se de igualar a escrita das palavras. E não se tem ainda, por exemplo, acordo sobre o "c" no meio de tantas delas, como facto, acção, etc. Do que se tem falado, a queda do trema é a única coisa que pode ser comemorada como uma oportuna simplificação. O resto, é típico das regras da língua portuguesa: o que temos são regras com exceções, muitas exceções. Vejam o caso do hífen: cai nas palavras formadas por dois substantivos ligados por preposição, com exceção daquelas que referem fauna e flora, como bicho-da-seda, copo-de-leite. Aí vem pé-de-cabra, aquela ferramenta que não é fauna nem flora, então pé de cabra. Pé e cabra são fauna, mas...
São questões que devem ser conversadas.
Um exemplo que certamente trará problema para o entendimento é a supressão do acento na palavra pára, do verbo parar. Vai ficar igual ao para conjunção. Homem pára sessão do tribunal, fica homem para sessão do tribunal, um homem feito para sessões de tribunais. Pois. Mas não fica aí a questão do acento no para e pára. Pára-brisas, pára-quedas, que passam a parabrisas e paraquedas ou, se separados por hífem sem o acento. Não há consenso entre portugueses e brasileiros. As regras vêm sendo estudadas e propostas há vinte anos, especialmente pelo brasileiro Antonio Houaiss e pelo português Lindley Cintra. Ambos morreram...
De resto, o acordo que vale a partir de janeiro no Brasil depende de seguir o que determina o “Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa”, com prazo para ser feito pela Academia Basileira de Letras até 2010. Em portugal, o prazo é até 2012. Portanto, nesse desacordo da reforma da língua portuguesa o que temos é que se escreve como se quiser, sem estar errado. Com as exceções, claro.
Trem Azul

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

COPA DO MUNDO DE 2014

Revisores do "O Globo" entram de férias e notícias a favor do presidente Lula não são cortadas.Brasil marcou um golaço para a Copa de Mundo de 2008
Doze cidades verão jogos da Copa do Mundo no Brasil.
Antonio Nascimento
RIO - Brasil marcou mais um golaço para a Copa de Mundo de 2014. Em reunião do Comitê Executivo, nos dias 19 e 20 de dezembro, em Tóquio, paralela ao Mundial de Clubes, a Fifa bateu o martelo e aprovou a solicitação da CBF para ter jogos do Mundial em 12 cidades, segundo fonte da entidade, na Suíça.
O comitê era o único órgão com autoridade para tomar a decisão, já que no caderno de encargos enviado à máxima entidade do futebol o número estabelecido era de dez, a exemplo do que ocorrerá na África do Sul, em 2010. Na Alemanha, também foram 12 cidades - a Espanha, em 1982, teve o maior número de sedes, com 13, sem contar Coréia do Sul e Japão, com 19 no total.
Com isso, está garantida a presença de uma cidade da Amazônia na Copa, uma das bandeiras da CBF, já que a região representa 43% do território brasileiro e tem grande apelo internacional. A disputa passa a ser, agora, entre Manaus e Belém, pois Porto Velho, em Rondônia, está praticamente descartada. O Pantanal dificilmente ficará de fora da competição, com a briga sendo entre Cuiabá e Campo Grande.
Além de uma cidade da Amazônia e uma do Pantanal, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre já estão asseguradas no Mundial, assim como Brasília, por ser a capital. O Nordeste deve ter três sedes, com favoritismo disparado para Recife, Salvador e Fortaleza. Curitiba dificilmente ficará fora. Com isso, a última vaga será disputada entre Goiânia e Florianópolis, com vantagem para a capital catarinense, por causa de sua rede hoteleira.
Além da possibilidade de organizar jogos da Copa, as 18 candidatas estarão brigando ainda pela possibilidade de ter acesso ao PAC da Copa, como anunciado, em Brasília, pelo ministro do Esporte, Orlando Silva, que, por sinal, errou ao dizer que seriam dez sedes. O programa é um conjunto de obras de infra-estrutura e transportes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), financiado pelo governo federal.
Postado por APOSENTADO INVOCADO 1 às Sexta-feira, Dezembro 26, 2008

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

CUIDADO COM CHEQUES

O Portal de Notícias da Globo
>
> 15/08/08 - 18h44 - Atualizado em 15/08/08 - 19h02
>
> Cheques são adulterados em microondas em SC
>
> Valores impressos mecanicamente são apagados após período no forno.
> Perito recomenda usar a caneta para o preenchimento.
>

> Cheques preenchidos em máquinas são adulterados em microondas em SC
>
> Golpistas que atuam em Santa Catarina descobriram um jeito de
> adulterar os valores de cheques que são preenchidos em máquinas
> eletrônicas. Os valores dos cheques impressos mecanicamente são
> apagados quando colocados em fornos microondas por determinado tempo e
> potência.
>
> Com o procedimento, apenas a assinatura do cliente, feita a caneta,
> permanece intacta. Assim, os cheques podem ser preenchidos novamente.
>
> 'O preenchimento [na máquina] é feito com toner, que é um pó. Este pó
> é desintegrado dentro do microondas', diz o perito em falsificações
> Arnaldo Ferreira.
>
> Nos últimos dois meses, uma mesma agência bancária de Florianópolis
> recebeu 11 cheques adulterados da mesma forma. Segundo o perito, um
> cheque de R$ 27 emitido em um circo na capital foi compensado dois
> meses depois, em Feira de Santana, na Bahia, por R$ 4,2 mil.
>
> O perito recomenda, como precaução, usar a caneta para o preenchimento
> dos cheques.
>
> (*Com informações do Diário Catarinense)

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA AIDS - 1º DEZEMBRO

O artigo a seguir foi extraído do blog:
http://www.blogdamulher.com/dia-mundial-da-luta-contra-a-aids-1%c2%ba-de-dezembro/
e colocado aqui por acha-lo de utilidade pública.

Dia Mundial da Luta contra a AIDS - 1º de Dezembro
Categorias: Comportamento, Saúde da Mulher
Escrito por: kat
AIDS, doença que afecta o sistema imunológico do individuo, transmitidas através de relações sexuais, transfusões de sangue, ou contacto com agulhas ou objectos cortantes contaminados com sangue de pessoa portadora do virus HIV. Os primeiros casos de AIDS começaram a aparecer na década de 80, e desde então as estátisticas vêm crescendo, mostrando um número cada vez maior de pessoas contaminadas. É importante a população mundial se conscientizar de que se não houver efectiva prevenção, estão sujeitas a contrairem a doença. Hoje já existem coquetéis de remédios que ajudam a prolongar a vida do doente, entretanto nem todos de facto tem a sorte de viver muitos e muitos anos com a doença e manter um nivel de qualidade de vida bom. Temos de ser realistas, e pensarmos frontalmente num exemplo:
1- Você tem um namorado, confia nele, decidem se relacionarem sexualmente sem preservativos. Num dia qualquer em que seu namorado sai com alguns amigos, consciente ou não, relaciona-se com alguma garota que não conhece e não se previne; não usa preservativo. (Ele não sabe que tipo de vida esta garota leva, será que ela usa drogas? Será que relaciona-se com outros homens mais, sem se prevenir com o uso do preservativo? E quem são estes homens com os quais esta garota se relaciona? Serão viciados em algum tipo de droga? Ou serão promíscuos, se relacionando com uma e com outra, sem qualquer tipo de preocupação?). Posterior ao seu namorado ter se relacionado com esta garota, continua a relacionar-se com você e sem preservativos. Caso ele tenha contraído algum tipo de doença seja a AIDS ou seja alguma DST, ele passará para você!!!
Compreendeu o ciclo? Compreendeu que é uma corrente de muitos elos? Portanto previna-se e caso seu namorado ache que é falta de confiança da sua parte, explique a ele seus motivos. Se ele for uma pessoa inteligente, consciente irá compreende-la perfeitamente.
Dia 1º de Dezembro é o dia mundial da luta contra a AIDS, divulgue esta campanha e ajude a salvar milhares de vidas.