terça-feira, 21 de julho de 2009

E S P E R T E Z A

Esperteza
Enquanto um grande número de pessoas com mais de 50 anos é relegada ao ostracismo pelo mercado, que as considera obsoletas e ultrapassadas, alguns escritórios, principalmente de despachantes ou de administração de imóveis de São Paulo, vêm contratando homens sem qualquer qualificação profissional, mas com mais de 60 anos de idade para trabalharem como office-boys (ou office-seniors?).
À primeira vista, uma grande ajuda para esses homens sem formação profissional, que sobrevivem, na maior parte dos casos, de minguadas aposentadorias. Muitos complementam seus proventos ganhando mais um salário mínimo por mês nessas atividades.
Espírito humanitário? Excesso de generosidade? Consciência social?
Infelizmente, não! O que move esses empresários é unicamente a esperteza pelo fato de saberem que podem explorar à vontade esse contingente de anciãos, que não teria outra chance além dessa de ganhar mais uns trocados.
Ocorre que os maiores de 60 anos têm dois privilégios exclusivos, que são a isenção do pagamento de passagens de ônibus e também o de gozarem do benefício de um atendimento preferencial nos bancos.
Assim, esses empresários economizam no custo do transporte e agilizam os pagamentos, explorando os mais velhos, esquecendo-se que esses privilégios não foram criados com essa finalidade.
Quando um office-boy de um escritório usa os ônibus sem pagar a passagem é o escritório que está onerando o patrimônio público. E se entra na fila de idosos para pagar uma montanha de contas que não têm relação com a sua idade somos todos nós, os otários, que estamos sendo burlados, enganados e passados para trás em benefício dos espertos.
Isso é Brasil, terra dos mais espertos.

Escrito por Paulo às 14h10[
(1) Apenas 1 comentário ] [ envie esta mensagem ] [ link ]
http://paullara.blog.uol.com.br/arch2009-06-14_2009-06-20.html

Nenhum comentário: