terça-feira, 17 de novembro de 2009

RECEBÍ POR E-MAIL

2012 : ESTAMOS COM OS DIAS CONTADOS ?

Nelson Travnik *

A partir desta sexta-feira o fim do mundo estará novamente acontecendo nos cinemas. No primeiro deste ano "Presságio", a Terra foi vítima de uma gigantesca tempestade solar. Desta feita é o fatídico ano de 2012 que vem ganhando as ruas graças a Nostradamus, aos maias e até a própria Bíblia. A superprodução `2012´ é do mesmo diretor do "O dia depois de amanhã" e do "Independence Day", Roland Emmerich. O filme é uma aventura épica sobre um cataclismo global previsto no calendário dos maias que acaba em 21/12/2012 sugerindo que após essa data não haverá mais o que contar devido a um alinhamento astronômico. Há muito a industria cinematográfica descobriu que o tema é uma receita milionária e os escritores também estão celebrando pois já são mais de 2 00 livros publicados no mundo! Também para as lideranças dos mais diferentes credos, o apocalipse é uma dádiva de Deus. Sabem que impingir o temor nos menos esclarecidos é a melhor forma de aumentar sua conta bancária. O brasileiro já está perguntando como faremos sem a Copa de 2014, as Olimpíadas de 2016 e com os cheques pré-datados para janeiro de 2013.

ALIMENTANDO AS PROFECIAS

Pseudo-cientistas, religiosos e místicos do mundo inteiro anunciam verdadeiros absurdos para 2012 como as aparições dos planetas Hercólubus e Nibiru que não existem, a aproximação da hipotética estrela companheira do Sol Nêmesis a `Deusa da Vingança´, alinhamento planetário com a Terra alinhada ao centro da Via Láctea, puro delírio, gigantescas tempestades solares causando inversão brusca do campo magnético e dos pólos da Terra, algo tão lento de acontecer que é assimilada pela natureza e não constitui ameaça aos seres viventes e por fim asteróides em rota de colisão com a Terra que segundo cálculos dos órgãos especializados, não irá acontecer,

LIÇÕES DA HISTÓRIA

Em 1910 a Terra atravessou a cauda do cometa Halley e muitos acreditaram que a presença na mesma do gás cianogênio iria envenenar todos os seres vivos. Apesar da explicação dos astrônomos de que nada iria acontecer cenas das mais grotescas se sucederam e nos EUA houve até quem vendeu pílulas para neutralizar o gás por sinal, altamente venenoso. Por incrível que possa parecer, já existem lojas nos EUA vendendo produtos para sobreviver após 21/12/2012! Na eminência de uma catástrofe global devida a guerras nucleares, mudanças climáticas radicais e queda de asteróides, foi inaugurado em maio de 2008 na Noruega a uma profundidade de 120 metros, o `cofre do fim do mundo´ para abrigar sementes de todas as variedades conhecidas no mundo das plantas. Conforme o ano de 2012 se aproxima, profecias e previsões alarmantes sem base científica acabam assustando grande parte da população que ignoram que elas nunca acontecem. Partem então para o sobrenatural e ai mora o perigo.Grupos religiosos e fanáticos alimentados por guerras, desastres ecológicos, epidemias, mudanças climáticas, consumismo frenético, terrorismo, desigualdades sociais e descrédito total nas instituições, começam a promover um clima de medo, apreensão e pavor passíveis de gerar grandes tragédias. Estatísticas apontam que de 1978 a 1997, 1511 pessoas perderam a vida em rituais apocalípticos. O número ainda poderia ser maior. Em janeiro de 1999 membros norte-americanos da seita `Cristãos Preocupados´ planejavam apressar a vinda do Cristo promovendo um banho de sangue em Jerusalém. Outro grupo semelhante planejava um suicídio coletivo no Monte das Oliveir as. Esses fatos sumariamente descritos corroboram com justa razão a preocupação das autoridades. Recomenda-se pois o uso do conhecimento, da razão e o bom senso em tudo que diz respeito ao ano de 2012.

O QUE DIZ A CIÊNCIA

Como ocorreu há 65 milhões de anos, um cataclismo global poderia vir com a `trombada´ de um asteróide ou cometa. Neste particular sondas espaciais e vários observatórios estão monitorando sete asteróides para dezembro de 2012. Um deles, o 2009 B55 irá passar no dia 11 a 32.115 km da Terra isto é, sob nossa cabeças. Contudo por enquanto, o centro encarregado desses cálculos, o `Minor Planet Center´ em Cambridge, EUA, descarta uma possível colisão. No que diz respeito a gigantescas tempestades solares, segundo especialistas elas irão acontecer no pico da atividade solar entre 2011 e 2012 e seriam comparáveis as maiores de 1859 podendo causar prejuízos de 1 a 2 bilhões de dólares. Poderá ocorrer blecaute em centrais elétric as, pane nos satélites de comunicação deixando milhões sem televisão, bloqueando contas bancárias e sem o sistema de posicionamento global, GPS. Isto já ocorreu em 1989 e em 1999. Em 28/10/2003 uma gigantesca explosão solar, a maior registrada desde 1940 atingiu vários satélites, a sonda japonesa Nazoni e até a Mars Odyssey ao redor de Marte. As radiações foram tão violentas que obrigou os astronautas da Estação Espacial Internacional a se refugiar no módulo de serviço `Zvesda´.

A ESTRELA DA MORTE

Excetuando a queda de um asteróide ou cometa, uma imensa explosão de raios gama em nossa direção poderia destruir a camada de ozônio e a vida na Terra. Isto poderá já ter acontecido no passado causando uma das cinco extinções em massa. Quando uma estrela de grande massa morre antes de transformar-se em um buraco negro, ocorre uma gigantesca explosão conhecida como supernova. Esta explosão libera feixes de raios gama que partem do eixo de rotação da estrela. Para nós, a `estrela da morte é `Eta Carina´, a maior conhecida da Via Láctea. Embora situada a 7.500 anos-luz ela irá ou já explodiu como hipernova e quando a luz chegar até nós cálculos indicam que ela brilhará como a Lua Cheia! Esta fantástica visão se vier acompanhada pelo terríveis raios gama - felizm ente estudos mostram que o eixo de rotação da estrela não aponta em nossa direção - eles destruiriam a vida na Terra. Oxalá os cálculos estejam corretos! Eventos deste tipo, colisões com asteróides, cometas é factível de acontecer mas daqui a centenas ou mesmo milhares de anos. Ufa! Por enquanto nada a temer. Estamos salvos!

* o autor é astrônomo e colaborador deste Jornal.

6 comentários:

DILERMArtins disse...

Mas bah, JJ.
Desde que o mundo é mundo sempre está com data marcada para acabar, mas como dizia meu avô, um espanhol vindo da Ilha das Canárias, "O mundo acaba pra quem morre e morreu, antes ele do que eu!"
Ainda bem que Galileu desenvolveu a investigação ciêntifica, assim se é ciência vale, caso contrário vai para a conta dos mistérios.

DILERMArtins disse...

Mas bah, guri.
Passei para desejar Feliz Natal, saúde e paz.

Gaspar de Jesus disse...

Caro JOSÉ JORGE
Faço minhas as palavras do comentador anterior.
Votos de uma boa semana.
Abç
G.J.

José Ramón disse...

José Jaime Obrigado por visitar Criatividade e imaginação de José Ramon e fotos para o seu feedback. Você tem um blog muito interessante.

Atenciosamente

stella disse...

Interesante Blog, volveré mas despacio, he leido un poquito y me ha fascinado, felicidades
un abrazo
Stella

Sandra disse...

Ola amigo, eu vi o filme 2012, é de arrepiar..Mas o grande culpado é o próprio Homem..Ele destroi tudo..
mas a esperança ainda existe.Quem sabe dará tempo de ser resolvido, algumas situações.
Carinhosamente,
Sandra